Search
Close this search box.

Profissões: mulheres vencem em áreas dominadas por homens.

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Andréia Melo

Andréia Melo

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e provado que são qualificadas para assumir qualquer cargo e profissão que desejam. No entanto, muitas ainda enfrentam preconceito, discriminação e dificuldades para se inserir e se manter em profissões dominadas por homens. Neste artigo, vamos conhecer dois exemplos de mulheres que superaram desafios em profissões tradicionalmente masculinas.

Como escolher uma profissão sem se limitar pelo gênero.

Nedisandra Magalhães da Silva: a caminhoneira que virou referência em profissão dominada por homens.

Nedisandra Magalhães da Silva é uma das poucas mulheres que atuam como caminhoneiras no Brasil. Nesse caso, ela está entre o 0,5% de mulheres que representam a categoria, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

A princípio ela começou a dirigir caminhões por necessidade financeira e acabou se apaixonando pela profissão. Agora, além de conduzir caminhões, Nedisandra também opera máquinas pesadas, como tratores e retroescavadeiras. E relata que o maior problema que enfrenta na sua profissão é a ausência de banheiros femininos nas estradas, além do preconceito de alguns colegas e clientes.

Mas ela não se intimida e diz que se sente realizada com o seu trabalho. Além disso, ela é uma referência para outras mulheres que querem seguir essa carreira e participa de grupos e eventos voltados para o público feminino no transporte rodoviário.

Aneclea Barbosa Caetano: a motorista de ônibus que venceu o medo

Aneclea Barbosa Caetano é uma das mais 1.900 mulheres que atuam como motoristas de ônibus no Distrito Federal. Além disso, ela conta que sempre gostou de dirigir e que decidiu fazer o curso para obter a carteira D após ficar desempregada. Por outro lado, ela diz que tinha medo de não conseguir dirigir um veículo tão grande, mas que superou essa dificuldade com a ajuda dos instrutores e dos colegas.

Mesmo assim, ela afirma que enfrenta o preconceito tanto de homens quanto de mulheres. Em contrapartida, eles duvidam da sua capacidade ou acham estranho ver uma mulher no volante de um ônibus. No entanto, ela também recebe elogios e incentivos de muitos passageiros. E destaca que gosta do seu trabalho e se sente valorizada pela empresa.

É possível se destacar em profissões consideradas masculinas.

Estes são dois exemplos de mulheres que superaram desafios em profissões dominadas por homens. Além disso, elas demonstraram competência, determinação e coragem para exercer suas atividades com qualidade e profissionalismo.

Por outro lado, elas são exemplos de mulheres que buscaram novos desafios e conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Ademais, suas trajetórias inspiradoras ilustram a importância da igualdade de gênero e da capacidade das mulheres de se destacarem em qualquer campo profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *