Carreira profissional a partir dos 40 anos: veja como começar com 3 passos importantes

Carreira profissional a partir dos 40 anos: veja como começar com 3 passos importantes

Imagine você com 40 anos e aquele velho sonho de fazer uma faculdade e construir uma carreira profissional, ainda estiver aí no fundo do coração. Pois é, com você mesmo que eu estou falando.

Quando chegamos aos 40 anos, geralmente, acreditamos ou somos levados a acreditar, que os “dez pulinhos” para os 50 anos são determinantes para nos acomodar, que fazer uma universidade e investir numa carreira profissional, nessa altura da nossa vida é perda de tempo.

Contudo, devo afirmar que isso não é verdade. Nunca é tarde para nos capacitarmos e investir numa carreira profissional. Independentemente da idade, quem escolhe a hora de parar, é você.

Carreira profissional a partir dos 40 anos: veja como começar com 3 passos importantes
Andrea Piacquadio/Pexels

Com 3 passos simples vou mostrar como é possível ter uma carreira profissional à partir dos 40 anos.

1 Acreditar em sua capacidade

Começar uma carreira profissional aos 40 anos pode ser difícil e até parecer impossível, mas se você colocar no seu coração “eu posso”, “eu consigo” e acreditar que é capaz, esse impossível se tornará possível. O incentivo maior tem que partir de você. A motivação vem de dentro para fora e não o contrário. Porque se fosse assim, hoje eu não estaria escrevendo este artigo.

Eu tive que vencer meus medos, anseios e temores para provar a mim mesma, que eu era capaz de ter uma carreira profissional, depois dos 40 anos. Hoje, sou formada em Jornalismo e completamente apaixonada por minha profissão.

2 Deixar a zona de conforto

O segundo passo muito importante e necessário, é abandonar a zona de conforto. Isso mesmo. Esse é o grande desafio que muitas pessoas enfrentam quando optam por investir numa carreira profissional a partir dos 40 anos.

Estão acostumadas a uma rotina diária e encarar outra completamente diferente, como a rotina de estudos e trabalhos acadêmicos, requer muita força de vontade e disciplina. Contudo, quando saímos da zona de conforto um novo horizonte se abre para nós. Aprendemos a olhar a vida através de várias perspectivas e a nos conhecer melhor.

Pode ser difícil no inicio, mas quando damos o primeiro passo a caminhada vai se tornando mais leve por que começamos a evoluir e aprender. Graças a Deus nós temos essa capacidade.

3 Defina qual o seu objetivo profissional e se qualifique

Não caia de paraquedas no mercado de trabalho. É muito importante você se preparar. O mercado do século XXI exige mão de obra qualificada, portanto invista em graduações ou cursos tecnológicos que podem te ajudar a se qualificar.

Tenha em mente que você irá competir por uma vaga de emprego. Portanto, agarre com as duas mãos todas as oportunidades que chegarem até você ou corra atrás delas. Não as desperdice.

Carreira profissional a partir dos 40 anos: veja como começar com 3 passos importantes
Sora Schimazaki/Pexels

Com um bom planejamento você fará a diferença no mercado de trabalho mesmo após os 40 anos. Então mantenha o foco no seu objetivo profissional. Lute para torná-lo realidade. Afinal, não só da sua carreira que estamos falando, mas do seu futuro também.

Antes de mais nada, lembre-se que o mais importante é nunca deixar de acreditar que é capaz. Assim, cada passo será determinante para o seu objetivo final. Enfim, você confia na sua capacidade? Eu confio.

Abraços e até o próximo artigo.

1 comentário em “Carreira profissional a partir dos 40 anos: veja como começar com 3 passos importantes”

  1. Pingback: Foco e objetivos claros: uma ótima combinação para carreira de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.