Search
Close this search box.

Como recomeçar profissionalmente após os 40 anos?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Andréia Melo

Andréia Melo

A princípio, nesta idade muitas pessoas começam a se questionar sobre o que vão fazer da vida. Algumas ainda continuam no mercado de trabalho, apesar de estarem insatisfeitas com seu emprego atual. Outras estão desempregadas e se sentem presas em uma situação sem saída. E, se você se enquadra em qualquer um desses grupos, não se desespere. Porque aos 40 anos, você ainda pode recomeçar profissionalmente e ter uma carreira bem-sucedida.

Veja alguns desafios que você pode encontrar ao recomeçar profissionalmente:

  1. Encontrar um emprego que seja compatível com as suas habilidades e experiência;
  2. Aumentar as suas chances de ser contratado, destacando-se entre os candidatos mais jovens;
  3. Conviver com o preconceito de algumas pessoas que podem achar que você é “velho demais” para o mercado de trabalho;
  4. Lidar com a concorrência acirrada, principalmente se estiver procurando por uma vaga em uma área que já é disputada por muitos profissionais jovens e experientes;
  5. Manter-se atualizado com as tendências do mercado e aprender novas habilidades para não ficar atrás dos concorrentes;
  6. Adaptar-se às mudanças tecnológicas e às novas formas de trabalho, principalmente se você estiver retornando após um longo período afastado do mercado;
  7. Equilibrar as responsabilidades familiares e profissionais, tendo em mente que agora você tem mais compromissos do que antes;
  8. Aceitar o fato de que agora você pode ter que ganhar menos do que ganhava antes, pelo menos no início, e adaptar-se à nova realidade financeira;

Como podemos ver, aos 40 anos a maioria das pessoas estão em um momento da vida em que muitas vezes já estabeleceram suas carreiras e possuem responsabilidades familiares. Sendo assim, para muitos pode ser difícil reverter essa situação e recomeçar profissionalmente. Além disso, o fator “idade” pode dificultar a transição para uma nova carreira. Mas, apesar dessas dificuldades, é possível vencer esses desafios com algumas atitudes que podem fazer a diferença para quem deseja recomeçar profissionalmente. Então, se liga nas dicas abaixo:

Algumas dicas para recomeçar sua carreira aos 40 anos:

• Avalie seus objetivos profissionais:

Antes de tomar qualquer passo, você precisa ter clareza sobre o que quer da vida. Portanto, faça uma lista de seus objetivos profissionais e pessoais. Isso o ajudará a tomar as decisões certas para o seu futuro.

• Procure orientação profissional:

Se você está indeciso sobre qual caminho seguir, procure orientação profissional. Nesse caso, um coach ou psicólogo organizacional pode ajudá-lo a desenvolver um plano de ação para alcançar seus objetivos.

• Informe-se sobre as últimas tendências do mercado:

Se você está fora do mercado de trabalho há algum tempo, é importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências. Por isso, leia revistas e blogs; assista a palestras e webinars. Pois, essas atividades o mantêm informado e o ajudam a se destacar em uma entrevista de emprego.

• Faça network:

Ter uma rede de contatos é importante a qualquer idade, mas pode ser especialmente útil quando você está procurando um novo emprego. Então, participe de eventos e grupos de networking online e offline. Conheça outras pessoas que trabalham na sua área de interesse e troque informações sobre o mercado de trabalho.

• Torne-se um especialista:

Aos 40 anos, você pode se tornar um especialista em sua área. Então, pesquise e leia livros e artigos, assista a palestras e faça cursos para se manter atualizado. Isso te ajudará a se destacar em uma entrevista de emprego.

• Não se concentre apenas no dinheiro:

Com certeza você já ouviu essa frase “Dinheiro não é tudo”. E, se eu te disser que para a vida profissional isso também vale? Nessa etapa da vida é importante escolher um emprego que seja gratificante, que o faça se sentir bem e que o ajude a crescer profissionalmente.

E aí, vai ficar parado ou recomeçar hoje mesmo uma nova etapa profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação e Capacitação

Previous slide
Next slide

Posts Relacionados