Alternativas de 10 novas oportunidades de carreira para quem tem mais de 40 anos.

À medida que envelhecemos, nossa busca por alternativas de emprego pode se tornar mais desafiadora do que quando éramos mais jovens. O mundo tem um ritmo sempre em mudança e as expectativas mudaram de acordo. Isto significa que o que poderia ter sido uma grande oportunidade para uma versão mais jovem de você poderia não ser o melhor ajuste à medida que envelhecemos. Mas, isto não significa que você deva desistir de sua carreira ainda! Há muitas maneiras de você continuar a construir sua rede profissional, fazer novos contatos e encontrar novas oportunidades no futuro.

Para o palestrante em Planejamento pessoal de carreira e professor da IFPA, Leonne Domingues, o profissional precisa saber e compreender o que ele deseja fazer após os 40 anos antes de começar a investir numa carreira. Agora, se você já decidiu encarar o mercado de trabalho e não sabe por onde começar, continue lendo para conhecer 10 alternativas de empregos úteis para pessoas com mais de 40 anos.

Alternativas interessantes para quem está fora do mercado de trabalho

À medida que envelhecemos, nossa busca de emprego pode se tornar mais desafiadora do que quando éramos mais jovens.

Analista de dados

Se você é alguém que adora encontrar padrões e criar modelos para ajudar as empresas a entender seus dados, então você pode ser um bom analista de dados. Logo, esta carreira requer fortes habilidades analíticas, bem como a capacidade de resolver problemas comerciais com dados. Nesta função, você trabalhará com equipes em projetos orientados por dados, ajudando-as a entender seus dados e a trabalhar com eles de novas maneiras. E, você também entenderá como os dados são utilizados em toda a empresa e como eles afetam a experiência do cliente. Sendo assim, uma função de analista de dados pode ser uma boa opção para alguém que procura usar suas habilidades em uma capacidade maior, seja como um contratado interno ou como um consultor.

Especialista em TI

Os especialistas em TI são responsáveis por ajudar a manter e dar suporte ao hardware, software e outros recursos que são utilizados pela empresa. Como tal, esta é uma ótima opção para alguém que está procurando uma maneira de ajudar os outros em sua área, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de TI. Então, você precisará ter fortes habilidades de comunicação, pois estará colaborando regularmente com diferentes equipes para solucionar problemas e encontrar soluções. Idealmente, você terá um histórico em rede, arquitetura de computadores ou campos relacionados, pois isso o ajudará a entender e solucionar problemas diferentes.

Tradutor freelancer

Se você é fluente em outro idioma e fluente nas exigências de trabalhar como freelancer, então esta pode ser uma ótima opção para você. A principal responsabilidade de um tradutor é garantir que os documentos escritos sejam traduzidos com precisão. Para isso, você precisará ser fluente em dois idiomas e também estar confortável em trabalhar tanto com comunicação escrita quanto verbal. É um trabalho exigente, mas também oferece muita liberdade para trabalhar como e quando você quiser. Portanto, esta pode ser uma ótima opção se você estiver procurando uma carreira de freelancer que ofereça flexibilidade, mas também não exija que você esteja vinculado a um conjunto específico de clientes.

Copywriter

Se você está confortável com as exigências de escrever uma cópia publicitária, então esta pode ser uma ótima opção pra você. Em contrapartida, é um campo exigente e competitivo, já que você estará enfrentando outras marcas tentando ser notado. No entanto, se você tiver as habilidades e a experiência certas, poderá encontrar um lugar no setor. Agora, para ter sucesso neste campo, você precisará estar confortável com as exigências de um ambiente competitivo, bem como ter uma forte compreensão da marca para a qual você estará escrevendo. Mas o desafio vale a pena, pois uma posição de redator pode ser uma ótima opção para alguém que procura uma profissão com um forte componente de escrita.

Mentoria

Os profissionais que trabalham com mentoria são aqueles que prestam orientação e apoio a outras pessoas para ajudá-las a atingir seus objetivos. Nesse caso você terá uma gama de variedade de áreas para trabalhar, incluindo educação, carreiras, relacionamentos e saúde. Muitos profissionais de mentoria têm uma grande quantidade de experiência e podem oferecer aconselhamento valioso para aqueles que estão enfrentando desafios em qualquer área de suas vidas. Por isso, ser um profissional de mentoria pode ser uma ótima opção de carreira para alguém acima de 40 anos. Porque, além de ajudar outras pessoas a navegar na vida profissional, superar desafios e atingir seus objetivos, os mentores podem se sentir realizados profissionalmente ao ajudar outras pessoas a prosperarem.

Gerente de Marketing

Um gerente de marketing ajudará em diversas áreas, incluindo estratégia de marketing, planejamento, execução e medição. Você ajudará a determinar as melhores maneiras de promover seus produtos/serviços e atingir seu mercado-alvo. Você também ajudará a estabelecer metas e a determinar como medir o sucesso. Além disso, você também será responsável pela pesquisa de marketing e pelo acompanhamento dos movimentos de seus concorrentes. E, por último, você colaborará estreitamente com seus outros parceiros comerciais e partes interessadas para assegurar que a estratégia de marketing seja consistente com os objetivos da empresa.

Gerente de Mídia Social (Social Media)

Um gerente de mídia social é responsável por gerenciar a estratégia de mídia social de uma empresa. Dentro de suas atribuições está a identificação e implementação de um plano para a marca da empresa, seus produtos/serviços e seu mercado alvo. Esta posição normalmente requer uma forte compreensão das estratégias de marketing e melhores práticas, bem como uma paixão pela mídia social. À vista disso, você será responsável pela criação de conteúdo que construa um público fiel e aumente o reconhecimento da marca. E, também terá o desafio de criar um conteúdo que engaje e construa fidelidade à empresa, mantendo ao mesmo tempo um alto nível de qualidade.

Analista de pesquisa

Como analista de pesquisa, você ajudará a determinar as melhores maneiras de rentabilizar seu negócio ou de uma empresa. Nesse caso, você colaborará com seus parceiros comerciais para criar novos fluxos de receita e determinar a melhor maneira de implementá-los. E, também estará junto com sua equipe de vendas para identificar áreas de crescimento e ajudar os representantes de vendas a melhorar seu pipeline. Além disso, atuará junto com sua equipe de marketing para criar campanhas eficazes que promovam seus produtos/serviços.

Engenheiro de Desenvolvimento de Software

Um engenheiro de desenvolvimento de software é responsável pela criação e teste de software. Dentro desse seguimento, você estará trabalhando em várias vertentes diferentes, por exemplo: arquitetura de software, design e testes. Além disso, juntos com seus parceiros comerciais poderá criar diferentes sistemas de software que apoiem as metas e operações da empresa.

Corretor Imobiliário

Dentro dessas alternativas citadas podemos destacar, também, a de investidor de imóveis. É uma oportunidade de emprego que pessoas com mais de 40 anos podem investir. Isso porque, algumas das principais vantagens de se tornar um corretor imobiliário é trabalhar em qualquer lugar do país e não há limite para o seu potencial de renda – você ganha o que você negocia. Fora que você tem a liberdade de escolher seus próprios horários e construir sua própria base de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.