Colaboradores e gestores: 10 lições importantes que aprenderam em 2021

Em 2020 e 2021 o cenário econômico global foi afetado por causa da pandemia – a qual deixou grandes lições para gestores de negócios.

*Gabriel Kessler, CGO do Dialog.ci

Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) sofreu uma queda histórica de 9,7% no segundo trimestre de 2020. Assim, as empresas tiveram que enxergar novas possibilidades de crescimento em meio a dificuldades, sendo que uma delas foi o fortalecimento da relação empresa com seus colaboradores e da cultura organizacional.

Esses dois pontos são extremamente importantes, pois dão suporte a empresas de todos os portes em momentos de crise. Um exemplo disso, foi a valorização da comunicação entre colaboradores e gestores de forma remota e constante, para evitar ruídos e desalinhamentos que pudessem interferir no desempenho das tarefas.

Abaixo, listo as 10 lições que os colaboradores aprenderam em 2021. Confira:

  1. Tecnologia e equipes estruturadas têm de ter total foco no cliente e na resolução de possíveis problemas.
  2. Planejamento com opções A, B e C são fundamentais para um bom andamento das corporações nesse momento de readaptação.
  3. Lidar com novas gerações de colaboradores requer da liderança entendê-las e, sobretudo, as engajar. Acredito que o uso de tecnologias e formatos que se assemelham com redes sociais são boas alternativas nesse sentido.
  4. Conhecer colaboradores significa também gerar e analisar métricas de alcance, absorção e engajamento.
  5. Encontrar influenciadores internos é um benefício, já que todas as empresas têm alguns colaboradores que são mais “populares”. Portanto, esse colaborador pode ajudar tanto no processo de comunicação dentro da empresa, quanto engajar outros colegas.
  6. Flexibilização em relação à quantidade de dias que o colaborador precisa estar presente no escritório. Logo, hoje o modelo híbrido é bem mais aceito no mundo corporativo e há ferramentas que contribuem para manter a cultura organizacional em pleno funcionamento.
  7. O colaborador precisa conhecer diferentes setores e unidades da empresa e incentivá-lo a publicar conteúdos em canais horizontais de comunicação interna. Desse modo, descentralizando a função que normalmente é atribuída a um único departamento, criando uma cultura de comunicação horizontal.
  8. A contratação de novos talentos para as empresas passou por uma implantação de processos realizados de forma remota no recrutamento, no onboarding e no engajamento do dia a dia.
  9. Uma preparação adequada na política de trabalho remoto fez toda a diferença para desenvolver planos de contingência no gerenciamento das equipes que trabalhavam de forma remota.
  10. Para finalizar, considero importante também ressaltar que a comunicação da empresa pode andar de forma integrada com o RH. Nesse sentido, as redes sociais corporativas também tornaram possível entregar métricas aos gestores de RH e ter uma visão clara do alcance, absorção e eficácia dos comunicados internos.

*Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci – startup que desenvolve uma plataforma digital de comunicação interna e RH que funciona como um hub para o colaborador e melhora o engajamento dentro das empresas.

1 comentário em “Colaboradores e gestores: 10 lições importantes que aprenderam em 2021”

  1. Pingback: Emprego novo? Veja 10 atitudes para o primeiro mês de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.