Empreendedorismo feminino na área da estética é impulsionado na pandemia

Somente em 2020, o número de empreendedoras teve um crescimento de 40%; negócios na área de cuidado e beleza tiveram a preferência, junto com alimentação e moda.

Nutricionista e esteticista Dra. Ermelinda Vela Bertoldi, fundadora da Nutri Linda
Foto divulgação

Nós mulheres buscamos cada vez mais o protagonismo em nossas vidas e isso reflete em todas as decisões que tomamos, sejam elas em âmbito pessoal ou profissional. Assim, com o poder de saber administrar diversas tarefas ao mesmo tempo, poder ter autonomia e independência cai como uma luva. Principalmente, quando nos proporciona a oportunidade de organizar nossos próprios horários e controlar o próprio negócio e as finanças. Estamos falando em empreendedorismo feminino.

Em outras palavras, a pandemia – e suas várias restrições – impulsionou o universo do empreendedorismo feminino, especialmente em áreas que, entra ano sai ano, não deixam de ser valorizadas, como é o segmento da estética. Ainda mais, sempre tão inovador e em expansão. Além disso, o setor divide as atenções com os setores de alimentação e moda. Somente em 2020, primeiro ano completo de pandemia, o empreendedorismo feminino cresceu 40%, conforme a Rede Mulher Empreendedora.

“É realmente um resultado excepcional e um orgulho podermos integrar este movimento tão expressivo, do qual fazem parte mulheres incríveis e de todas as classes sociais, que lutam diariamente por valorização e independência”

Celebra a nutricionista e esteticista Dra. Ermelinda Vela Bertoldi, fundadora da Nutri Linda, em Curitiba.

A pandemia acendeu o alerta para a necessidade do empreendedorismo feminino

Com isso, conseguimos visualizar neste momento de crise sanitária e econômica o momento ideal para apostar em um negócio ou impulsionar os que já temos, com objetivo de aumentar a lucratividade. Então, o que se percebe, é que a pandemia acendeu o alerta da necessidade, avalia Ermelinda.

“Por esse motivo, vemos um aumento expressivo de empreendedoras desde o início da pandemia, lá no primeiro trimestre de 2019. Seja por salários abaixo do ideal ou mesmo por terem perdido seus cargos de trabalho por causa da crise”.

Complementa, Ermelinda

Palavra de quem entende sobre empreendedorismo feminino na área da estética

Ao todo, o Brasil tem cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (Monitoramento de Empreendedorismo Global, em português) – maior estudo unificado de atividade empreendedora no mundo. Logo, o volume corresponde a quase metade do mercado empreendedor (48,7%).

Ermelinda tem propriedade de fala quando os números positivos no setor de estética são o tema. O programa desenvolvido pela profissional, uma espécie de franquia na área de tratamentos de beleza, teve início em março deste ano e, em apenas 6 meses, já obteve a adesão de mais de 40 licenciadas por todo o país.

Arriscar para empreender

Gabriela Pereira Costa, licenciada Nutri Linda

Do mesmo modo, a biomédica e especialista em estética Dra. Gabriela Pereira Costa, de 31 anos, em Lagoa Grande (MG), também, faz parte desta empoderada estatística de mulheres empreendedoras. Assim, no final de 2020, ela pediu demissão da empresa do mesmo ramo na qual trabalhava, para empreender. Para isso, vendeu o carro, juntou as economias e inaugurou a clínica de estética e emagrecimento Unic, em 2021, como licenciada do programa Medida Certa 90 Dias, um dos protocolos oferecidos pela Nutri Linda.

Empreendedorismo feminino requer estudos e pesquisas

A princípio foram seis meses de estudos de mercado e preparação para iniciar o empreendimento que, em menos de seis meses, já traz grandes resultados:

“O que me chamou a atenção foi que o programa também é jovem no mercado e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gente pode crescer junto. Quem está há muito tempo no mercado nem sempre dá o melhor suporte, já não faz tanta questão. O Medida Certa 90 Dias foi atrativo em todos os aspectos, inclusive na questão financeira”

Avalia, Gabriela

A própria Gabriela e a mãe dela, Edna Batista Costa, 52, foram as primeiras a experimentarem o protocolo de emagrecimento, e as primeiras ‘garotas-propaganda’ do negócio.

Com isso, elas comemoram os resultados não somente de perda de peso:

“O cabelo, a pele, a disposição e o sono melhoraram. Até a alimentação na nossa casa, que era muito errada, mudou. A gente se acostumou com a rotina e mantém mesmo o protocolo de emagrecimento tendo terminado.”

O Medida Certa 90 Dias corresponde a 30% do faturamento da clínica de Gabriela. No entanto, ela está na expectativa de que se torne o carro-chefe do estabelecimento em breve.

“Os resultados dos meus atuais clientes estão ótimos. Os nutricionistas da marca sempre acompanham dando todo o suporte. Sempre que mostro um resultado positivo nas mídias sociais, aparecem muitas pessoas que querem avaliação”, comenta.

Como ser uma licenciada para empreender

Primordialmente, o licenciamento da Estética Nutri Linda foi desenvolvido como uma opção para profissionais da área da saúde e empresários do segmento se destacarem no mercado. Por isso, a empresária Ermelinda montou os protocolos exclusivos By Nutri Linda, com equipamentos e produtos cosméticos e nutracêuticos de marca própria. Tudo com registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para garantia de segurança aos contratados.

Atualmente, ao todo são 10 protocolos exclusivos dentro da Nutri Linda. Sendo que, todos eles são diferenciados, como é o Medida Certa 90 Dias. Portanto, além de se tornar parceiro de uma marca registrada e sólida há mais de oito anos no mercado da estética – o que agrega muito valor ao negócio – a licenciada da Nutri Linda tem diversas vantagens. A começar pela capacitação profissional com a Dra. Ermelinda Vela Bertoldi, que é uma referência no segmento, com o apoio de toda a equipe de Curitiba.

Além disso, dentro do programa estão incluídos, ainda:

  • Os equipamentos e produtos da marca;
  • Aulas com médico;
  • Nutricionista e administrador de empresa para entender os protocolos e tudo o que envolve o mundo da estética;
  • Aula de gestão administrativa e financeira;
  • Livre acesso à plataforma online e de cursos;
  • Divulgação de licenciados e resultados;
  • Equipe de suporte.

Ademais, Ermelinda destaca junto com a valorização do serviço prestado pelos profissionais licenciados, a margem de resultados acima de 80%. Segundo a especialista, a tabela de preços sugeridos é muito atrativa na relação custo-benefício.

“Por isso, há uma grande aceitação pelo público. Além de um serviço com o selo de qualidade Nutri Linda e todo expertise e lisura da marca, os pacientes têm acesso a tratamentos personalizados conforme cada perfil, com resultados duradouros e com valor justo”, diz a empresária.

Para ser uma licenciada, acesse http://www.nutrilinda.com.br/licenciados/

Sobre a Nutri Linda

A Nutri Linda é uma clínica, com sede em Curitiba e lincenciados em todo o Brasil, que oferece tratamentos estéticos, acompanhamento nutricional e terapias corporais, sempre associadas ao conceito de emagrecimento saudável. O espaço foi aberto, em outubro de 2012, pela nutricionista e esteticista Ermelinda Vela Bertoldi (CRN-8660/PR) para trazer ao mercado uma visão global de nutrição, estética e emagrecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.