Search
Close this search box.

Roberto Marinho: o que pode nos ensinar sobre empreendedorismo após os 40 anos?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Andréia Melo

Andréia Melo

A nova geração talvez não saiba quem foi Roberto Marinho, o que eu acho meio difícil, pois quem acompanha a rede Globo, deve conhecer um pouco sobre este grande jornalista e empresário que criou a TV Globo aos 60 anos e presidiu a empresa por quase 72 anos.

Mas não é para a nova geração que escrevo este artigo, embora o conhecimento não dependa de idade para ser adquirido.

O motivo de eu citar Roberto Marinho neste artigo é para exemplificar que pessoas com mais de 40 anos tem tanta capacidade e ousadia para empreender quanto qualquer jovem.

Roberto Marinho assumiu o cargo de diretor-redator-chefe aos 26 anos depois da morte do jornalista Euclydes de Matos que havia ocupado o cargo após a morte do jornalista Irineu Marinho, fundador do jornal O Globo.

Lendo sua biografia, um fato que chamou minha atenção foi que Roberto Marinho resolveu não assumir o cargo de diretor-redator-chefe após a morte de seu pai, porque aos 21 anos, ele se considerava pouco experiente para arcar com a direção do jornal.

Fazendo uma comparação com os dias atuais, eu percebo que muitos jovens de 21 anos estão cada vez mais ansiosos para assumir grandes responsabilidades dentro mercado de trabalho, mesmo que alguns ainda não estejam preparados para isso.

Exemplo de grandes empreendimentos

A nova geração talvez não saiba quem foi Roberto Marinho, o que eu acho meio difícil, pois quem acompanha a rede Globo, deve conhecer um pouco sobre este grande jornalista e empresário que criou a TV Globo aos 60 anos e presidiu a empresa por quase 72 anos.
Imagem do Google/Glamurama-Uol

Devemos reconhecer que a decisão de Roberto Martinho foi muito sábia, pois a experiência adquirida nos anos seguintes contribuiu para que se tornasse um dos maiores empreendedores no ramo da comunicação.

Saber o momento certo é muito importante para quem deseja empreender, ainda que esse momento seja a partir dos 40 anos. As experiências que adquirimos ao longo da vida nos ensinam sobre as escolhas que fazemos e a margem de erros são um pouco menores.

Por isso que a sabedoria que vem com a maturidade após os 40 anos nunca deve ser subestimada. Nessa fase da vida estamos mais maduros com relação às expectativas a respeito do mercado de trabalho e aprendemos a nos preparar para ele.

A partir dos 40 anos Roberto Marinho ousou com grandes empreendimentos, a começar pela Radio Globo, em 1944. Desde então houve uma sequência de grandes feitos até chegar à criação da TV Globo aos 60 anos.

Geralmente, quando as pessoas chegam aos 40 anos sonham com uma boa aposentadoria e aos 60 planejam o que fazer com ela.

Se o empresário tivesse pensado desta forma, as organizações Globo não seria hoje, a segunda maior emissora do mundo.

Roberto Marinho foi um visionário

Então, nesse momento você pode estar se perguntando: “o que tudo isso tem haver comigo”?

E eu digo Tudo. Se você olhar para o fato de ter passado dos 40 anos e acreditar que sua hora de começar a empreender numa carreira, já passou!

Devemos quebrar essa barreira que tem paralisado muitas pessoas mais experientes.

Roberto Marinho foi herdeiro de uma empresa de comunicação. Porém foi a sua fé em grandes realizações que a levou ao status que possui hoje e isso também é possível na vida de qualquer pessoa que tenha a mesma fé.

E se você possui esse desejo de empreender o que está te impedindo? Invista nos seus sonhos. Acredite no seu potencial. Use a maturidade a seu favor.

Roberto Marinho foi um visionário que nunca se deixou influenciar negativamente pela idade, mas existem muitos outros que também ousaram empreender a partir dos 40 anos e foram bem sucedidos.

Você pode seguir esses exemplos e construir sua própria história. Faça parte desse time de grandes empreendedores. Só depende de você.

Abraços e até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação e Capacitação

Previous slide
Next slide

Posts Relacionados