Search
Close this search box.

Mercado de trabalho: entenda como pessoas com mais de 40 anos podem construir uma carreira profissional para entrar

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Andréia Melo

Andréia Melo

Quando falamos em entrar para o mercado de trabalho estando com mais de 40 anos, geralmente pensamos na qualificação profissional. Em primeiro lugar porque o atual mercado de trabalho tem exigido mais capacitação profissional. E segundo, a concorrência por melhores colocações dentro mercado tem aumentado nos últimos anos.

Para pessoas com mais idade que desejam encarar o atual mercado de trabalho, uma dica muito importante é ficarem ligadas na oferta e na demanda do mercado.  Esses dois fatores são muito importantes e indicam quais tipos de qualificações são essenciais para a pessoa que deseja construir uma carreira profissional.

Primeiramente, o ideal para esse profissional é fazer uma pesquisa sobre a oferta e demanda de mercado. Isso o colocará em pé de igualdade com o mais jovem. E além disso, ele estará apto para concorrer a uma vaga de emprego.

Pesquisar sobre a oferta e demanda de mercado é uma estratégia

O mercado de trabalho está passando por mudanças devido a pandemia global e um princípio básico para pessoas com mais de 40 anos que estão planejando entrar para o mercado, é fazer uma pesquisa sobre a oferta e demanda de mercado.

Muitas empresas estão trabalhando para se ajustarem ao “novo normal” e a diferença para os novos métodos de trabalho está nos profissionais com capacidade de acompanhar essas mudanças.

Imagem do Google
Imagem do Google

Principalmente, se conhecerem as novas tendências oferecidas pelo atual mercado. Isso pode ajudar muitas pessoas com mais de 40 anos a investir numa carreira profissional que atenda essa oferta e demanda. Em suma, quanto mais conhecimento, melhores são as chances de encontrar a qualificação necessária que dará acesso ao mercado.

Para algumas pessoas pesquisar o mercado pode parecer perda de tempo. Contudo, se elas levarem em consideração as transformações pelo qual o mercado de trabalho está passando, com certeza poderão enxergar as áreas mais proveitosas para investir numa carreira profissional.

Outro fator muito importante dentro da oferta e demanda é entender os desejos e anseios do consumidor. Em outras palavras, se focarmos num determinado público-alvo poderemos conhecer melhor o atual mercado. Essa compreensão é uma excelente aliada na escolha da carreira profissional. E depois de conhecer o público-alvo o passo seguinte é a qualificação.

Qualificações são exigidas para atender a demanda do atual mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige muito do profissional. Logo, é fundamental que ele esteja preparado para encarar esse mundo competitivo. Portanto, o caminho mais correto é partir para a qualificação profissional.

Mercado de trabalho: entenda como pessoas com mais de 40 anos podem construir uma carreira profissional e entrar
Imagem do Google

Neste ponto é muito importante destacar que a despeito da idade, a qualificação é exigida de todos os profissionais. E as pessoas com mais de 40 anos também precisam estar dentro destas normas para poderem competir por uma vaga.

Veja algumas características necessárias para o profissional do século XXI entrar no mercado de trabalho

Comunicativo

  • A comunicação é vital para um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Saber se comunicar ajuda na interação com os outros colaboradores e auxilia no desenvolvimento das atividades da empresa. Um bom comunicador consegue transmitir a mensagem com clareza e integrar toda a equipe.

Proativo

  • Uma pessoa proativa consegue agir por antecipação. Dessa forma, ela é capaz de evitar ou resolver problemas futuros de uma empresa. Como resultado, o profissional proativo trabalha para impedir que eventos negativos causem qualquer espécie de prejuízo ou dano à corporação. O profissional proativo possui uma visão abrangente de todo o ambiente de trabalho.

Trabalhar em equipe

  • Uma das metas de uma empresa é crescer. E para isso, é necessário que a equipe trabalhe unida. Além disso, o profissional que sabe trabalhar em equipe não visa o próprio benefício e sim de toda a corporação.

Ético

  • O profissional ético possui credibilidade e confiança de seus superiores assim como de seus colegas de trabalho. Ou seja, a ética é uma das características que todo o profissional deve possuir para o crescimento profissional. Portanto, uma postura ética revela o caráter profissional e pode abrir muitas portas. Em suma, podemos compreender uma atitude ética no comportamento e atitudes transparentes do profissional dentro da empresa e no contato com as pessoas.

Adaptável

  • O mercado de trabalho do século XXI exige que o profissional se ajuste às novas mudanças de mercado por causa da pandemia do novo coronavírus. Igualmente com o mercado, o profissional com mais de 40 anos também precisa se adaptar às novas formas de trabalho. Contudo, essas mudanças não estão apenas nas novas exigências do mercado, ao contrário, elas estão também, na forma como os profissionais seguem essas mudanças.

À primeira vista, se observarmos com mais atenção, poderemos notar as oportunidades para profissionais com mais de 40 anos. Em contrapartida, esses futuros profissionais devem estar preparados para aproveitar essas oportunidades. Afinal, as possibilidades são inúmeras.

Abraços e até o próximo artigo

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação e Capacitação

Previous slide
Next slide

Posts Relacionados